Waffles são todos iguais?

R. Não. Há várias receitas e tipos de Waffles espalhados pelo mundo. Os mais conhecidos são:
Waffles americanos (American waffles): Preparados a partir de uma massa líquida, usam fermento químico e sua consistência é mais parecida com as panquecas americanas. São mais finos, macios e de sabor mais neutro que os waffles belgas. Servidos no café da manhã, normalmente na forma redonda, são preparados e consumidos na hora, geralmente com maple syrup e manteiga.

Waffles Belgas ou de Bruxelas (gaufre de Bruxelles): Diferentes dos americanos, os Waffles Belgas são preparados com fermento biológico e claras em neve. São leves e crocantes, com formato retangular, comumente vendidos por vendedores ambulantes na Bélgica. Geralmente servidos com açúcar de confeiteiro.

Waffles de Liège: Semelhantes aos Waffles Belgas, utilizam fermento biológico em sua preparação. São grossos, firmes e crocantes, e apresentam formato com cantos arredondados. Diferenciam-se pelo sabor da sua massa, que é mais doce, uma vez que são preparados com grãos de açúcar em sua massa, caramelizando o waffle quando assado. Devido ao seu sabor mais intenso, podem ser degustados naked (sem cobertura), embora combinem com várias opções de Toppings. Consumido como um snack no continente europeu, não necessita de talheres.

Qual o tipo de Waffle vendido na The Waffle Factory?
R. Na The Waffle Factory preparamos os Waffles seguindo a receita da região de Liège, na Bélgica.
Porém, os ingredientes e o jeito brasileiro de fazer, torna-os uma “versão brasileira” dos Waffles de Liège. São bastante elogiados por clientes que conhecem os originais belgas e isso nos dá muito orgulho.

Por que meu Waffle não foi feito na hora?
R. Nossos Waffles são sempre frescos e feitos ao longo de todo o dia. Por sua característica de fermentação e caramelização, não precisam ser preparados e consumidos imediatamente, mantendo o mesmo frescor, sabor e consistência. Além da possibilidade de serem levados para viagem com tranquilidade.

Meu Waffle estava mais “duro” hoje do que outro dia, qual a razão?
R. Devido aos cristais de açúcar característicos deste tipo de Waffle, eles são caramelizados no momento de sua prensa, dando sua “crocância” característica. Embora se tenha todo o cuidado com a padronização do tempo de preparo, alguns segundos a mais ou a menos podem mudar a crocância do produto, sem alterar sua qualidade e sabor.

Qual a melhor forma de comer meu Waffle?
R. Embora alguns clientes prefiram usar garfo e faca, os Waffles de Liège foram concebidos para serem consumidos com as mãos.
Experimente a forma belga de comer e amplifique sua experiência com os Waffles da The Waffle Factory.